TERÇA-FEIRA, 16/08/2022

Agenda do Executivo
▪ O presidente Jair Bolsonaro comparece, às 19h, à solenidade de posse no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, assume a presidência do TSE, enquanto Ricardo Lewandowski, também do STF, toma posse como vice-presidente da corte eleitoral.
▪ O ministro da Economia, Paulo Guedes, se dedica a despachos internos a partor de 10h.
- Às 19h, o ministro estará na solenidade de posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE e de Ricardo Lewandowski a vice-presidêcia.
▪ O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem reunião, às 11h, em Brasília, com representantes do U.S. Department of the Treasury.
- Às 19h, o presidente do BC partiipa da solenidade de posse dos mnistros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
▪ O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, tem reunião, às 10h30, no BNDES Brasília, com Thiago Meirelles, subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.
- Às 11h30, no Ministério da Economia, Gustavo Montezano tem reunião com o secretário wspecial Adjunto do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, com o procurador-gral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano. Participam da reunião o chefe da Assessoria Especial do Ministério da Economia, Marcelo de Siqueira, e o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle.
- Às 14h, Montezano recebe representantes do FutureBrand. Participam pelo FutureBrand Isabel Sobral, Sócia E Diretora; Natalia Melo, líder de equipe; Gabriella Nobrega, líder de Marca e Sustentabilidade; e Marina Bruzadin, estrategista de marca.
- Às 16h, o presidente do BNDES tem reunião com diretores do Banco de Desenvolvimento de Angola.
▪ O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, vistoria às obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia. Às 12h15.
- Às 16h, o ministro vistoria as obras de modernização e qualificação do Aeroporto Regional de Araguaína, no Tocantins.
▪ O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, realiza telefonema internacional com o ministro das Relações Exteriores da República do Paraguai, embaixador Julio César Arriola Ramírez.
- Às 16h, no Palácio do Planalto, o ministro das Relações Exteriores participa da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Brasil – OCDE.
- Às 18h, depois de se reunir com o senador Luiz Pastore (MDB-ES), Carlos França tem telefonema internacional com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da República Cooperativa da Guiana, Hugh Hilton Todd.


Agenda dos candidatos*
▪ Ciro Gomes (PDT) - Às 7h, faz caminhada em Guaianases (SP) e conversa com a população. Às 19h, participa da cerimônia de posse do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em Brasília.
▪ Constituinte Eymael (DC) - O candidato tem agenda interna na sede do partido Democracia Cristã, em São Paulo.
▪ Felipe D’Avila (Novo) - Às 7h, visita a comunidade Jardim Maria Luíza, em São Paulo, acompanhado do candidato a vice Tiago Mitraud. Às 19h, D'Avila participará de uma live com o vereador e companheiro de legenda, Fernando Holiday. Em seguida, às 20h30, estará presente no lançamento da campanha à reeleição da deputada federal Adriana Ventura.
▪ Jair Bolsonaro (PL) - Às 11h40, participa de uma motociata em Juiz de Fora e um pronunciamento às 12h30. Às 19h, participa da cerimônia de posse do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em Brasília.
▪ Léo Péricles (UP) - O candidato iniciará sua campanha com uma panfletagem às 5h20 na porta da fábrica Magnesita, em Contagem (MG).
▪ Lula (PT) - Às 14h, faz campanha na porta da Volkswagen em São Bernardo do Campo. Às 19h, participa da cerimônia de posse do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em Brasília.
▪ Pablo Marçal (Pros) - Agenda cancelada após manifestação de integrantes de seu partido contrários a uma candidatura própria da legenda. “Diante dos últimos acontecimentos, a agenda de compromissos de Pablo Marçal de amanhã foi cancelada e haverá um pronunciamento oficial junto com a sua vice-candidata à presidente, Pérola Neggra”, informou sua assessoria ao confirmar que a candidatura está mantida. O pronunciamento será às 20h.
▪ Roberto Jefferson (PTB): A assessoria de Roberto Jefferson informou que não há agenda de campanha uma vez que ele está impedido de ir à rua devido a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O candidato e ex-deputado federal está em prisão domiciliar.
▪ Simone Tebet (MDB) - Às 10h, a candidata vai se encontrar com representantes do setor de cultura em São Paulo. Às 19h, participa da cerimônia de posse do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em Brasília.
▪ Sofia Manzano (PCB) - Inicia sua campanha concedendo uma entrevista para o site Diálogos do Sul, às 14h. Mais tarde, às 18h, participará de um encontro no Vão de História da Universidade de São Paulo (USP), onde debaterá “a crise brasileira e a luta pelo poder popular”. Entre os temas a serem abordados estão agronegócio, capital financeiro e reforma administrativa.
▪ Soraya Thronicke (União) - Tem agenda voltada a entrevistas que já haviam sido agendadas. A candidata terá, também, reuniões com equipes de comunicação e de marketing “para tratar da agenda de gravações do programa eleitoral e para fechar os palanques nos estados”.
▪ Vera (PSTU) - Participa de panfletagem em uma fábrica da Zona Oeste, em São Paulo (SP), às 13h30, e de uma live com a indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé), candidata a vice, às 19h. A live será transmitida nas redes sociais da Vera e do PSTU.

________________
* Fonte: Agência Brasil