SEMANA DE 13/07 A 17/07

Destaques
▪ A Câmara realiza, nesta segunda-feira, a partir das 14h30, debate sobre a transparência dos gastos públicos no período da pandemia.
▪ O Banco Central divulga, na terça-feira, o Índice de Atividade Econômica, o IBC-Br, referente a maio.
▪ O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participa de videoconferência com os senadores, terça-feira, para debater as ações do governo federal frente ao desmatamento na Amazônia.
▪ O plenário da Câmara pode votar, entre outras matérias, as emendas do Senado ao Projeto de Lei 1826/20, que concede indenização aos profissionais de saúde incapacitados pela Covid-19.
▪ O Senado deixou para esta a votação da Medida Provisória 927/2020, que altera as regras trabalhistas durante período de pandemia da Covid-19.

SEGUNDA, 13.07
Previsões do Mercado – Bacen/Focus.
CÂMARA
Fake News – A Câmara promove ciclo de debates públicos sobre o PL das Fake News. Abertura às 9h.
Gastos Públicos - A Câmara realiza, a partir das 14h30, debate sobre a transparência dos gastos públicos no período da pandemia. A iniciativa é do secretário de Transparência da Câmara, deputado Roberto de Lucena (Podemos-SP). Foram convidados para o evento o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, a diretora executiva do Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci, a responsável pelo Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção do Transparência Internacional Brasil, Nicole Verillo, e a coordenadora de projetos de integridade do Instituto Ethos, Paula Oda.

TERÇA, 14.07
Atividade – Bacen/Índice de Atividade Econômica - IBC-Br (maio).
Tendências econômicas – FGV/IACE e ICCE (junho).
SENADO
Desmatamento – O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participa de videoconferência com os senadores, a partir das 16h, para debater as ações do governo federal frente ao desmatamento na Amazônia. O convite partiu dos senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Telmário Mota (Pros-RR).
Transação tributária – O Senado prevê a realização de sessão deliberativa remota, a partir das 19h. Na pauta o PLP 9/2020, de iniciativa da Câmara, sobre transação tributária, e o PDL 657/2019, que dispõe sobre o acordo entre o Brasil e o Novo Banco de Desenvolvimento (BRICS).
CÂMARA
Saúde - O plenário da Câmara pode votar as emendas do Senado ao Projeto de Lei 1826/20, que concede indenização aos profissionais de saúde incapacitados pela Covid-19. O texto foi aprovado pela Câmara em maio. A proposta é de autoria dos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Fernanda Melchionna (Psol-RS).
Agricultura familiar - Também pode ser votado o PL 735/20, do deputado Enio Verri (PT-PR), que estabelece várias medidas para ajudar agricultores familiares durante o estado de calamidade pública relacionada ao coronavírus.
Minha Casa – Outros projetos em pauta são o PL 795/20, dos deputados Professor Israel Batista (PV-DF) e Helder Salomão (PT-ES), que suspende os pagamentos mensais de beneficiários do programa residencial Minha Casa, Minha Vida por 180 dias, e o PL 2801/20, que considera de natureza alimentar o auxílio emergencial de R$ 600,00.
QUARTA, 15.07
Preços – FGV/IGP-10 (julho).
Atividade – FGV/Monitor do PIB (maio).
Comércio Exterior – FGV/Indicador de Comércio Exterior - Icomex (junho).
Bancos – Bacen/Ranking de Reclamações (segundo trimestre).
Educação – IBGE/Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação (2019).

QUINTA, 16.07
Empresas/Covid – IBGE/Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas (Quinzena 2 – junho/2020).

SEXTA, 17.07
Preços – FGV/IGP-M (segundo decêndio).
PNAD/Covid – IBGE/Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID19 - Divulgação semanal (junho/2020).

NA SEMANA
Educação – Nomeado ministro da Educação na sexta-feira, o professor Milton Ribeiro deve tomar posse no cargo nos primeiros dias da semana.
________________
Com Agência Brasil, Agência Senado e Agência Câmara de Notícias.